Estágio IV - Gestão Escolar

Orientações Sobre o Estágio IV - Gestão Escolar



Estágio IV - Gestão Escolar




PEDAGOGIA – EDITAIS 2006/1 - 2006/2 - 2007/1 - 2007/2 - 2008/1 - 2008/2


Passo-a-passo do Estágio IV - Gestão Escolar

1) Ler o Manual de Estágio - neste Manual constam informações referentes a cada estágio, com suas respectivas carga-horária, etapas, preparação, aplicação e conclusão.

2) Buscar bibliografias e proceder a leitura das referências bibliográficas sobre Gestão Escolar.
3) Elaborar a fundamentação teórica - esta fundamentação teórica refere-se à busca por bibliografias sobre Gestão Escolar (normas administrativas, estrutura e funcionamento da administração escolar). Feito o levantamento das bibliografias elabora-se um texto onde o acadêmico dialoga com a visão dos autores referenciados.
4) Elaborar um roteiro (com 10 questões) de entrevista sobre o tema pesquisado, que será aplicado ao diretor ou demais gestores (vice-diretor, auxiliar de direção, diretor-adjunto).

Exemplo de questões: Quais as funções que você exerce na escola? Cite aspectos positivos e negativos em relação a sua função; As suas atribuições condizem com o Projeto Político Pedagógico da escola, justifique; Defina ações a serem desenvolvidas na escola para um Diretor competente e comprometido com as transformações sociais; Qual a concepção de aprendizagem que fundamenta o trabalho na sua escola, como foi a escolha da mesma e de que forma esta concepção é materializada no “chão” da escola?; As condições físicas de sua escola são adequadas para o exercício pedagógico, justifique.; A formação do corpo técnico-pedagógico interfere na qualidade do exercício docente, de que forma?; Quais são as maiores potencialidades de sua escola na dinâmica do cotidiano escolar, exemplifique; Como foi elaborado o Projeto Político Pedagógico da sua escola e de que forma é vivenciado?
5) Após orientações do Professor-Tutor Externo identificar o Diretor e providenciar a Carta de Apresentação e Termo de Compromisso do Estágio - disponíveis no Ambiente de Aprendizagem link Estágio EAD.
6) Entregar a Carta de Apresentação e o Termo de Compromisso do Estágio devidamente preenchidos e solicitar assinatura e carimbo para a Coordenação da Escola.
7) Conhecer o Projeto Político Pedagógico da Escola, observar e participar das atividades desenvolvidas pelo diretor (e/ou vice-diretor, auxiliar de direção, diretor-adjunto). 

Para acessar o Roteiro de Observação clique aqui.
8) Realizar a entrevista registrando as respostas (se o profissional entrevistado permitir pode ser utilizado gravador).
9) Analisar as respostas do Diretor relacionando-as com o Projeto Político Pedagógico da escola e fundamentação teórica.
10) Compor o Relatório de Estágio - o Relatório do Estágio IV deverá ser organizado a partir dos itens: capa, folha de rosto, sumário, introdução, descrição da observação e rotina do diretor ou demais gestores da escola, fundamentação teórica, roteiro e respostas dos entrevistados, análise das entrevistas em relação ao projeto político pedagógico da escola e fundamentação teórica, considerações finais, referências e anexos. 

Para acessar o Modelo de Relatório clique aqui.
11) Anexar no Relatório do Estágio IV as seguintes fichas - disponíveis no Ambiente de Aprendizagem link Estágio EAD – Fichas:

Termo de Compromisso do Estágio Curricular (Termo Estágio)

Ficha 1 – Avaliação de Desempenho do Estágio (Profissional Entrevistado)

Ficha 2 – Avaliação da Socialização do Estágio

Ficha 3 – Auto-Avaliação (Estágio-Pesquisa)

Ficha 4 – Avaliação do Relatório de Estágio
12) Socializar o Estágio - apresentação das experiências adquiridas durante o Estágio e entrega do Relatório.

Como conseguir Bibliografia para a fundamentação do Estágio?




Modelo do Estágio IV da Ped6651

Ped6651-Modelo Estagio IV - Gestao


ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO - IV

Ped6651- Roteiro Observacao Estavio IV - Gestao

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Só para recordar...

Na fundamentação teórica, o aluno deverá apresentar os principais conceitos que embasam seu tema. Algumas perguntas podem ajudar a pensar no texto da “Fundamentação teórica”:
• À luz de qual autor (ou quais autores) a pesquisa será feita?
• Qual linha de pensamento norteará o seu trabalho?
• Qual proposta de estudo será levantada na pesquisa?
• Que informações de outros autores serão rebatidas?
• Que informações de outros autores serão reforçadas?
• Que informações de outros autores receberão acréscimos? A “Fundamentação teórica” serve como um argumento de autoridade à pesquisa, pois se apóia na literatura já existente sobre o assunto a investigar, evidenciando o repertório de leituras feitas pelo aluno para dar suporte à sua proposta de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Favor assinar o blog com seu nome, turma e email.